INTRODUÇÃO

Remonta à Antiguidade humana o gosto pelo coleccionismo de objectos, quer inicialmente de uma forma mais desorganizada e aleatória quer posteriormente de uma forma sistematizada e direccionada para objectos específicos.
Podemos encontrar nesta actividade os mais diversos e incríveis tipos de colecções, umas mais vulgares e fáceis de realizar, outras mais exóticas e difíceis de concretizar, nomeadamente pela raridade, custo ou dificuldade de conseguir novas peças.
O coleccionismo de munições e seus componentes, um dos fins visados pela nossa Associação e que constitui uma temática praticamente inesgotável face à enorme variedade de calibres e tipos existentes, insere-se indubitavelmente no tipo exótico e difícil de levar a cabo, não só pelas razões supra referidas como também pelas limitações de índole legal que por vezes de forma incompreensível espartilham esta actividade, seja ela meramente lúdica e individualista, seja ela técnico-didáctica e preservadora do património histórico e cultural de um país ou sociedade.
Talvez por isso o número de coleccionadores de munições existentes a nível mundial seja relativamente baixo, não fugindo o nosso país a esta regra, onde é escassíssimo o conjunto de pessoas que a tal se dedicam, sendo que alguns o fazem há vários anos na quase clandestinidade, por razões óbvias.
Perante o interesse suscitado pela sua maior invulgaridade, quando comparada por exemplo com outras temáticas de coleccionismo e aproveitando os novos ventos legislativos que não sendo óptimos, são bons, entendeu um grupo de amigos constituir a APCM, da qual o presente sítio (ou se preferirem, site) constitui um dos seus reflexos.
Aqui esperamos verter alguns artigos e opiniões apresentados pelos associados, reservando para os interessados em geral, o espaço de debate, troca de ideias e esclarecimentos técnicos que constituirá o nosso Fórum.

                                                                                                                  Telmo Sequeira.
7 de Novembro de 2006

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s